Congresso reúne especialistas para discutir oncologia no século 21
Será realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz no período de 1 a 5 de abril o I Congresso Sul Bahiano de Oncologia com o tema central "Oncologia no século XXI: desafio da interdisciplinaridade e novas tecnologias". De acordo com a coordenação toda a renda do evento será em beneficio ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC)
Na opinião da professora/dra. Teresa Cristina Cardoso Fonseca, vice presidente Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e presidente do Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC-Sul Bahia), "apesar dos avanços tecnológicos, o câncer continua sendo uma importante causa de morbi-mortalidade no mundo. O Brasil, vem avançando na adequação de políticas públicas que contemplam esta necessidade, no entanto, ainda tem muito que melhorar."
"Correlacionar um atendimento de alta qualidade técnica, em serviços com infra-estrutura adequada, associado a uma visão das necessidades psicossociais daqueles indivíduos que naquele momento encontram-se com câncer, é o grande desafio que temos que enfrentar. Para isto, é de grande importância o fortalecimento de debates técnicos, científicos, sociais e de políticas públicas para a mudança deste paradigma. O espaço deste congresso será destinado para este diálogo, contextualizando com a nossa realidade, discutindo soluções que contribuam para a melhoria do atendimento oncológico na nossa região." frisa.
Segundo a Psicóloga Graziella Moura (Santa Casa de Misericórdia de Itabuna - SCMI), "a região Sul da Bahia, atualmente, possui estrutura para diagnosticar, acompanhar e tratar casos de câncer infantil através da SCMI e no GACC que dispõe de recursos físicos e profissionais habilitados que atuam nessa área. O GACC é a única unidade de tratamento do câncer infanto-juvenil no interior da Bahia, abrangendo, portanto, uma área geográfica de 123 municípios das regiões sul, extremo sul e sudoeste do estado."
"O GACC possui uma casa de apoio onde oferece, gratuitamente, hospedagem, alimentação e disponibiliza transporte aos pacientes com seus acompanhantes para hospitais e clínicas de tratamento. Oferece medicamentos e todo apoio logístico para execução de exames, internamentos, quimioterapia, radioterapia e encaminhamento de pacientes para exames especiais, transplante e /ou cirurgias em centros mais avançados do Brasil. Disponibiliza, também, atendimento psicossocial e orientação pedagógica às crianças hospedadas na casa ou internadas no hospital. Além disso, fornece cestas básicas, como suporte alimentar, quando as crianças vão para casa nos intervalos do tratamento." afirma.
Para a professora do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, Dra. Sônia Melo, "o congresso irá beneficiar não somente a medicina local, mas todas as áreas de saúde serão contempladas com discussões multidisciplinares e abordagem de casos clínicos complexos, permitindo a todos os profissionais da saúde (enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição, biomedicina, psicologia e medicina) contextualizar com a nossa realidade, discutindo soluções que contribuam para a melhoria do atendimento oncológico na nossa região."
O Congresso vai contar com as presenças, dentre outros convidados, dos doutores Sidnei Epelman (Santa Marcelina/SP), Marceli Santos (Inca/RJ), Carla Macedo (GRAAC/SP), Robson Moura (presidente da Sociedade Brasileira de cancerologia), Lucia Varjão (Hospital Aristides Maltes/SSA), Roseny Ferreria (Hospital Aristides Maltes/SSA), Arli Pedrosa (IMIPE/CEHOPE) e Ana Melaragno (Santa Marcelina/SP). As inscrições e todas as informações (programação científica, datas e horários) ficam disponíveis no site congressooncologiaba.com.br.